Amassador de latinhas - Can crusher - Aplasta latas


Introduction:

Amassador de latinhas - Can crusher - Aplasta latas

Saudações Leitor/Leitora

Este projeto detalha o desenvolvimento de um útil e prático amassador de latinhas de alumínio, todo ele confeccionado com materiais aproveitados de sucatas.

As fotos apresentam o amassador em sua forma final, já instalado no pé de uma bancada, juntamente com algumas latinhas por ele amassadas.

Em caso de dúvida, sugestão, correção ou mesmo algum elogio, não hesite em postar seu comentário.


Step 1:

Materiais e etapas construtivas

Todos os materiais utilizados no desenvolvimento do amassador foram aproveitados de sucata que, com alguma sorte, aguardavam seu aproveitamento e se adequaram de forma inesperada.

As barras de ferro, aproveitadas de um velho portão, foram cortadas e lixadas com o uso de equipamento adequado (esmerilhadeira, com lixa flap, protetor auditivo, óculos, máscara, luvas e um cachorrinho, o Rank, como supervisor).

Também foram utilizadas algumas peças metálicas redondas, como um disco sólido, um disco vazado; um pequeno tubo vazado e uma barra cilíndrica. Esta barra cilíndrica formará um pistão que deve se deslocar no interior do tubo vazado com a menor folga possível.

O pequeno tubo vazado foi soldado ao disco vazado para formar a parte superior do amassador (quinta foto).

A barra cilíndrica (pistão) foi cortada e roqueada para fixar uma porca em uma das suas extremidades (sexta foto). Para formar a cabeça do pistão, foi soldada a roldana no lado em que a porca foi fixada.

A última foto apresenta o conjunto formado pela parte superior do amassador, sendo unida com o disco sólido (parte inferior) por dois pedaços da barra chata. Foram utilizados um sargento, uma morsa e uma barra roscada para prender o conjunto no momento da soldagem (última foto).


Step 2:

Montagem do mecanismo de prensa

Nas duas barras laterais foram soldados dois parafusos que serão utilizados para acomodar a manivela do mecanismo da prensa (primeira foto).

Um pedaço da barra cilíndrica foi cortado para ser soldado na outra extremidade do pistão. Foram efetuados dois desbastes nas suas extremidades, onde serão encaixadas mais dois pedaços da barra chata para formar o mecanismo de presa.

A última foto apresenta o conjunto do mecanismo de prensa formado nesta etapa.


Step 3:

Montagem da mecanismo da manivela, cabo e fixação do amassador

O mecanismo da manivela deve prover o movimento de abaixar (prensar) e subir o pistão.

A manivela foi confeccionada com dois pedaços da barra chata, cujo comprimento deve permitir o completo amassamento da latinha.

Foram colocados dois espaçadores nos parafusos laterais para permitir o movimento livre do mecanismo.

Para a parte superior da manivela foi utilizado um pedaço de barra roscada que foi parafusada nas duas barra chatas. Um pequeno pedaço de tubo, cortado de um varal de cortina, foi cortado para servir como pega (cabo) da manivela.

Para a fixação do amassador foram soldados mais dois pedaços da barra chara no seu lado posterior e, neles, foram soldados, no sentido transversal, mais dois pedaços da barra (com furos nas suas extremidades).

A nona imagem mostra o amassador já pintado e fixado no pé de uma bancada.

Para manter a manivela na posição elevada junto à bancada, foi aparafusado um pequeno imã retirado de uma unidade de disco rígido danificada.

É isto. Espero que inspire, motive e oriente.




Comments

Add a Comment

Sign in to comment.