Morsa Ou Torno Para Furadeira De Bancada Com Ajuste Rápido - Drill Press Vise With Quick Adjust


Introduction:

Morsa Ou Torno Para Furadeira De Bancada Com Ajuste Rápido - Drill Press Vise With Quick Adjust

Saudações Leitor/Leitora

Este Comment/How apresenta o "faça você mesmo" de uma útil e prática morsa (ou torno) para furadeira de bancada. Este projeto tem como diferencial o ajuste rápido da parte móvel da morsa para prensar peças com diferentes dimensões, sem a necessidade de girar múltiplas vezes a manivela de aperto. Outrora, sem esta morsa disponível, o autor utilizava um pequeno (minúsculo) torno de bancada, com uma adaptação para fixação na mesa da furadeira, conforme apresentado na segunda imagem. Esta solução improvisada era muito limitada.

O primeiro vídeo mostra como é utilizado o mecanismo de ajuste rápido. O segundo vídeo, com a morsa já pintada, apresenta a sua operação.

Para qualquer dúvida, sugestão, crítica ou mesmo elogio, não hesite em postar seu comentário.

Boa leitura!


Step 1:

Materiais E Confecção Da Base Fixa E Móvel

Os materiais empregados, à exceção da barra roscada e porcas, foram todos reaproveitados de barras de metal retiradas de um portão sucateado, dois pedaços de cantoneiras e de um pedaço de perfil retangular vazado (primeira imagem).

Em uma das cantoneiras foram efetuados dois vazados laterais (segunda imagem), com o emprego de furadeira e lima (terceira imagem). Nestas duas aberturas foram fixados, com porcas e parafusos, dois pedaços da barra chapa metálica (quarta imagem). Esta cantoneira será a parte fixa da morsa em que será prensado o material a ser perfurado.

Na segunda cantoneira, que será a parte móvel da morsa, foram soldados dois pedaços do perfil retangular vazado (quinta imagem) para atuarem como guias e limitarem somente o movimento paralelo à barra roscada. Estas guias evitam que, ao pressionar o material a ser perfurado, ele sofra um deslocamento e saia do prumo da furação.

Na parte central da cantoneira móvel foi soldado um pedaço de chapa com um furo central (oitava imagem) que irá acomodar uma pequena esfera metálica responsável por suavizar o movimento de aperto.

Step 2:

Confecção Do Mecanismo De Aperto

Em uma das extremidades da barra roscada foi inserida uma porca que teve os seus lados esmerilhados (primeira imagem) para formar um anel (segunda imagem). A esfera metálica (terceira imagem) deve ficar com parte do seu corpo saliente a e este anel.

A seguir foi cortado um pedaço de cantoneira que servirá para apoiar a barra roscada junto à cantoneira móvel (quarta imagem).

Uma porca foi cortada ao meio e os dois segmentos resultantes foram soldados em um pedaço da chapa (quinta imagem). Estas porcas soldadas, com as demais estruturas já descritas, constituem o mecanismo apresentado na sexta imagem. A estratégia de cortar a porca é para possibilitar o ajuste rápido da parte móvel da morsa às diferentes dimensões de materiais que precisam ser perfurados. Para tal, basta mover a barra roscada para frente ou para trás, sem precisar efetuar inúmeras voltas para o ajuste.

A sétima imagem apresenta o conjunto sobre a base da morsa.

Para nivelar a altura das cantoneiras, foi cortado uma pedaço de um perfil quadrado e efetuado um rasgo longitudinal em uma das suas laterais (oitava imagem). Neste rasgo será encaixada a cantoneira fixa, conforme apresentada na nona imagem.

Step 3:

Confecção Do Mecanismo De Liberação Da Barra Roscada

Uma metade de uma porca foi soldada em um pedaço de uma barra de metal que será a parte superior da porca de aperto da barra roscada (peça apresentada na parte superior da primeira imagem).

A seguir foram soldados, em ambos os lados da porca fixa, dois perfis em "Us" para permitir elevar/baixar a porca descrita na parágrafo anterior (terceira e quarta imagens).

Uma mola foi encaixada em uma das extremidades deste mecanismo para liberar o mecanismo de aperto da barra roscada (quinta imagem).

Uma lingueta foi encaixada no perfil em "U" do lado direito da barra (sexta imagem), sendo também fixada uma mola para prender o mecanismo da porca móvel. Observar a existência de dois chanfros para perfeito encaixe entre estas duas partes. Assim, basta puxar a lingueta para a direita para liberar o aperto da barra roscada (nona imagem).

Step 4:

Confecção Dos Mordentes, Borboletas E Porcas De Fixação Na Furadeira E Manivela De Aperto

Foram confeccionados dois mordentes e efetuados cavidades estriadas com o auxílio de uma lima para melhorar a fixação do material a ser perfurado (primeira a terceira imagens). Os mordentes foram fixados com parafusos nas cantoneiras fixa e móvel da morsa (quarta imagem).

Para fixar a morsa na mesa da furadeira, foram confeccionadas duas porcas a partir de duas cabeças de parafusos de roda. Também foram soldadas dois pedaços de barra na cabeça de dois parafusos para servirem com borboletas de aperto (quinta à oitava imagens).

Por fim, foi confeccionada e adicionada uma manivela articulável que permite girar a barra roscada para aperto/alívio da peça que será perfurada (nona e décima imagens)

É isso. Obrigado pela leitura e espero que inspire, motive e oriente.




Comments

Add a Comment

Sign in to comment.